Follow Us


24 julho 2012

Curiosidades sobre Livros

Olá leitores mais que amados do Manuscrito de Cabeceira.
Hoje trago para vocês algumas curiosidades sobre Livros.

Estatísticas e curiosidades sobre livros

Maiores vendedores de livros do mundo:
Exemplares (milhões)

  • China ......7.103
  • EUA .....2.551
  • Japão .....1.403
  • Rússia .....494
  • Alemanha ..... 479
  • França ..... 413
  • Brasil ..... 345
  • Reino Unido – 324
  • Itália ..... 265
  • Espanha ..... 235
Onde há mais livrarias no Brasil ...

(livrarias por habitantes)
DF ..... 1 para 30.840
RJ ...... 1 para 44.415
SE ..... 1 para 50.665
SP ..... 1 para 59.171
TO ..... 1 para 181.131

...e no mundo

EUA ..... 1 para 15 mil
Argentina ..... 1 para 50 mil
Brasil ..... 1 para 70 mil
México ..... 1 para 170 mil

Você sabia?

O brasileiro lê, em média 4, 7 livros por ano contra 10 nos EUA ou na França e 15 nos países nórdicos. Dos 4,7 livros lidos pelos brasileiros, apenas 0,9 não são livros didáticos.

A Unesco ( Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) recomenda que haja uma livraria para cada 10 mil pessoas .No Brasil, com 190 mil habitantes,temos 2.700 livrarias uma para cada 70 mil habitantes. Fonte : Jornal do senado.


Curiosidades sobre livros

01.O primeiro livro de que se tem notícia é “Diamond Sutra”, uma coletânea de textos budistas que os chineses teriam produzido em 868 d.C. A técnica ainda era rudimentar: consistia em entalhar letras em bloquinhos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel.
 
02.A Bíblia de Gutenberg, no entanto, é considerada o primeiro livro impresso da história. Finalizada por volta de 1455 pelo alemão Johannes Gutenberg, o inventor da prensa tipográfica, era uma cópia em latim de um exemplar de 380 d.C.
 
03.A invenção de Gutenberg foi inspirada nos anéis com brasão familiar que os nobres usavam para selar documentos. O alemão concluiu que o mesmo princípio serviria para imprimir letras.
 
04.Na Idade Média, os livros eram manuscritos em pergaminhos e papiros pelos monges copistas, que passavam dias a fio nos conventos fazendo esse trabalho -é por isso que o assunto das obras era quase sempre religioso. Esses monges eram ótimos desenhistas, mas a maioria não sabia ler.
 
05.Da Idade Média à era moderna, o gosto literário mudou da água para o vinho. Tanto que o autor mais traduzido do mundo é o americano Sidney Sheldon, cujos romances foram vendidos em 51 línguas e distribuídos em 180 países. 
 
06.Nos EUA, o ponto de vista dos animais de estimação da família Bush desperta mais interesse do que a vida de seus donos. A biografia de Millie, a cadela de George Bush pai, faturou US$ 900 mil, enquanto a biografia do próprio ex-presidente rendeu humildes US$ 2.700. 
fonte: Revista da Folha
 
 Espero que tenham gostado.
Comentem.
Bjs.

14 comentários:

  1. Curiosidades bem interessante, algumas eu nem tinha noção!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa a cadela Bush é mais interessante do que ele próprio, gostei das curiosidades. Eu não sabia que os países nórdicos gostavam tanto de leitura assim.

    onetrackformysorrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, uma vez eu estava descoupada, e pesquisei sobre isso, achei suuuper interessante. O Brasil deveria invertir mais não é? Ah, como nãoachei o seu msn perdido por aqui, vou falar por comentário mesmo. Andei pensando se poderíamos fazer uma promoção juntas, seria legal. Se quiser, claro. :)
    ps: te adicionei no face e no twitter

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que post legal Lauri! Gostei muito de saber um pouco mais sobre a esfera literária pelo mundo. Parabéns pela matéria tão interessante! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Essa ano tô tentando sair dessa média de livros lidos aê. Quero ler mais! Mas cadê o tempo? ARGH! Hahaha

    Beijos, gostei muito do blog!
    Pós Florescer

    ResponderExcluir
  6. Acho que os blogs tem que ter mais posts legais como este, adorei ler as curiosidades, o Brasil tá bem abaixo dos outros países, mas nem tanto também né?

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, bem curioso mesmo!
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lauri!
    Adorei a pesquisa, pra vc vê como o brasileiro lê pouco, ainda bem que somos diferentes da maioria e incentivamos a leitura!

    Tem resenha nova no blog!
    Beijoks
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. adorei ler as curiosidades. tinha muita coisa aí que eu não sabia. Amo livros, então gostei de saber um pouco mais da história deles.
    bjs
    http://blogtrashrock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amo esse tipo de post eu aprendo tantas coisas legais! Eu sou muito curiosa adoro aprender coisas novas! Ameei o post ficou incrível! ♥
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi. Adoro essas estatísticas, ainda mais quando se trata de livros. Por exemplo, não sabia que o Brasil vendia esse tanto de livros. Isso é bom, fico feliz em ver nossos números de leitores crescendo.

    Agora imagine o Bush: "a vida do meu cachorro é mais interessante que a minha..." kkk

    Anna
    http://castanhadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. pô, acho que não vale nada (em termos educacionais mesmo) ler 10 livros por ano sendo que um dos bestsellers é a biografia dos cachorrinhos da família bush ahhaha na frança dizem que é impressionante: para cada canto que vc olha tem alguem com um livro. :')

    ResponderExcluir
  13. Oii lindinha !!!

    Obrigada pela visitinha no nosso blog Depois que se cresce !!!

    Beijinhos ^^

    depoisquesecresce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir