Follow Us


01 abril 2013

Resenha do Leitor #02 - O Hobbit - J. R. R. Tolkien


Olá meus amores.
Estou meio dodói, mas vim postar para vocês.
Vamos conferir?

Resenha do Leitor - Luiz Carlos Brandão



Título: O Hobbit
Autor: J. R. R. Tolkien
Número de Páginas: 320

Sinopse:

Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média. "







Resenha

Você deixaria sua vida para encarar uma aventura inacreditável? Deixaria a sua zona de conforto, seu sofá, seu quarto quentinho, refeições no horário certo para colocar o pé na estrada com um bravo grupo de aventureiros, dormindo em cavernas frias, se escondendo de inimigos, sem hora pra comer nem tomar banho, e, principalmente, sem saber se vai voltar vivo!

Este é O Hobbit, de J. R. R. Tolkien. A estória gira em torno da maior jornada já vivida pelo pacato Bilbo Baggins, um hobbit que vive no Condado, em uma toca aconchegante, que é seu lar, cheia de pequenos luxos e mimos.

Como qualquer hobbit, Bilbo é pequenino e frágil, mas, além disso, é um sujeito um tanto gentil e sofisticado, que gosta de fumar um pouco, preparar uma boa e calórica comida, organizar festas e preparar chás com bolos para os amigos mais próximos. Mas também é um tanto ranzinza, que não gosta de visitas inesperadas, além de claro desprezar certos vizinhos enxeridos que cismam em lhe roubar pequenos objetos de valor.

Seu sossego tem fim após uma estranha manhã, em que ele é surpreendido por um velho de chapéu pontiagudo e uma capa cinzenta e surrada, o mago Gandalf (que mais tarde virá a se tornar seu mais querido amigo), que procura alguém para participar de uma aventura. Bilbo, apesar de preguiçoso, sempre foi muito curioso sobre o mundo, diferente de todos os hobbits acomodados, e isso chamou atenção de Gandalf.

Gandalf, o cinzento, faz parte do grupo Istari, de apenas 5 magos, escolhido para lutar ao lado dos povos da Terra Média, oprimidos pelo mal de Sauron.

Mas este hobbit jamais esperaria que o convidado trouxesse uma tropa de anões, que fariam uma verdadeira festa em sua toca, com direito a muita cerveja, bolinhos amanteigados, queijos, geleia  tortas, bolo de sementes e muita carne.

O verdadeiro terremoto que se adentra em seu doce lar tem NOMES:Thorin, Fili, Kili, Oin, Gloin, Dwalin, Balin, Bifur, Bofur, Bombur, Dori, Nori e Ori.
13 anões que de guerreiros têm muito pouco, mas de bravura e coragem, superam qualquer um daquele tempo.

Em meio ao jantar, Thorin, o líder, coloca as cartas na mesa, recrutando Bilbo a ser o ladrão do grupo a fim de recuperar seu reino Erebor, e o tesouro de seus ancestrais, que fora tomado por um dragão do norte, Smaug. Imenso e terrivelmente imbatível, com uma gana incontrolável por ouro. É aí que começara a jornada cheia de aventuras e mistérios, por lugares cheios de perigo.

Thorin Escudo de Carvalho é filho de Thráin II e neto do rei Thrór, era rei do povo de Durin, mas atualmente é líder do grupo de anões. Chamado de Escudo de Carvalho por se utilizar de um galho da árvore homônima para se defender após ter seu escuto destruído em batalha.


Resenha feita por: Luiz Carlos Brandão.


Este é O Hobbit, uma grande pedida para quem ainda vai mergulhar pra valer na terra média d'O Senhor dos Anéis.
Apesar de Tolkien ter escrito O Hobbit para seus filhos, o livro passa longe de ser um conto infantil. Não se enganem. Pode ter um toque mais inocente às vezes, mas traz uma promessa mais aventureira e descontraída, um prato cheio para quem busca se perder na imaginação e mergulhar numa grande jornada cheia de batalhas, magias e perigos nunca antes imaginados. Tudo sempre muito bem detalhado, com paisagens e cavernas com o selo Tolkien de qualidade. Maravilhas que só poderiam ser maquinadas na mente abençoada de Tolkien.

Confesso que ri muito, em vários momentos. Um dos principais motivos de minhas risadas são os diálogos. A forma com que Tolkien narra às reações e o que está acontecendo te faz imaginar com perfeição de detalhes e por fim te faz rir só de imaginar. Não deixo de mencionar os momentos de perrengue que esses anões passam, e suas manias, principalmente ao se apresentarem para anfitriões. As tiradas de Bilbo, a "delicadeza" de Beorn (um grande personagem que vocês vão conhecer ao longo da jornada), tudo sempre descrito com um toque cômico, mas simples e puro.
É um livro que tem tudo para ser o seu preferido.


Até a próxima.
Beijos.

11 comentários:

  1. Realmente, quem é fã de Tolkien diz que O Hobbit é o mais engraçado de todos e também o menos detalhista! rs

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li.
    outonosdehortela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. AdoreY a resenha! hahaha
    Bem fã do Autor ele ein... :)
    Estou com o livro aqui e não vejo a hora de ler ele!

    Seguindo '0'
    - sua mãe é revisora que legallllll -
    Lucas F > Ap. de Livros

    ResponderExcluir
  4. Já quero ler \o/
    e ai ta gostando de finale??
    lançamento de Abril NC =]

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga eu não curto muito esse estilo de livro mas achei a capa muito linda e o enredo até que é interessante! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho curiosidade de ler algo do autor, principalmente por causa de todos esses seres fantásticos que ele cria. Mas não sei se faz meu estilo, e só por isso evito um pouco.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nunca li, "Senhor dos aneis" e nem "O hobbit", mas me disseram que parece ser legal. Não sei se curto esse tipo de livro, mas fiquei curiosa :)

    Beijos, Luana A
    mooninneverland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Lauri, gostei muito da resenha do Luiz. Tenho enorme vontade de ler esse livro e as outras obras de Tolkien. O livro parece ser simplesmente perfeito...Beijocas!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  9. Eu já li esse livro e vou tentar ler em luxembourgish (Oo) ahahaha
    Adorei a resenhe de Luiz... ficou muito boa...
    Adorei a ideia do post também =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  10. Olha só, o filme pelo menos é ótimo :)
    Agora o livro quem sabe um dia, leio...
    Bjinhos


    . CHÁ DE CALMILA .

    ResponderExcluir
  11. eu já ouvi falar, adorei!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir