Follow Us


16 janeiro 2014

Resenha #127 - Jardim de Inverno – Kristin Hannah

 

Título: Jardim de Inverno
Autor(a): Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 416

Sinopse:

Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma foto jornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são. ”

Resenha

“ - Seu pai pensa que não posso lidar com a morte dele.
- E você pode? - Nina perguntou com simplicidade.
- Você ficaria surpresa com o que o coração humano pode suportar. ”

Jardim de Inverno conta a estória de uma família, composta de pai, mãe e filhos.
Seria uma família tradicional se a mãe não fosse misteriosa, pra não dizer esquisita, amarga e desprovida de carinho materno.
Como esposa e mulher ela desempenhava seu papel na casa e com o marido.
As filhas sentiam a falta de carinho da mãe e o pai tentava compensar ás filhas e netas o vazio existente.
Anya (de origem russa) tinha o habito de contar estórias, não as convencionais que as crianças gostam de ouvir. Eram estórias sem muita lógica, com príncipe, torre, donzela, mas que prendiam a atenção de quem as escutava, por serem bem contadas.

Um dia um ataque cardíaco, levou o esposo de Anya e o pai pede as filhas: “ Depois que eu me for, conheçam sua mãe. ”
Elas sabiam que seria difícil a aproximação, se nunca houvera comunicação entre mãe e filhas. Mas Nina prometeu.
Com a doença e morte do pai, Nina deixara o seu emprego de jornalista fotógrafa e até o seu amor, para dividir com Meredith a tarefa de cuidar da mãe, não porque ela se encontrasse senil.


   “E talvez assim as coisas devessem ser, a forma como a vida se desdobra quando você viveu o suficiente. Alegria e tristeza eram parte do pacote; o truque, talvez, fosse permitir-se sentir tudo, mas agarrar-se à alegria um pouquinho mais, porque nunca se sabe quando um coração forte pode desistir.”

O casamento de Meredith estava em crise, por ela tratar melhor dos cães e da casa e se esquecer do marido Jeff, em não mais fazendo o seu papel de esposa e mulher.
Nina com a promessa feita ao pai, ficou pensando como chegaria à mãe, se nunca houvera dialogo, risos compartilhados, machucados curados com remédio e beijos de mãe.
Nina era inteligente, observadora, e tendo como “aliado” o gosto que a mãe de contar estórias, armou uma estratégia; regada a vodca, a bebida preferida de sua mãe.
A persistência e determinação de Nina, destravariam o porquê do comportamento fechado de sua mãe? Valeria à pena “descongelar” os contos de fadas contados pela mãe, para se aproximar? As estórias contadas por Anya seriam reais ou ficção?

Esse livro narra também o outro lado da guerra, que também mata, como a fome, a sede, o frio e as doenças que tudo isso traz.
É uma boa estória, bem contada, com sequência lógica, tem bons diálogos, mas há algo que não flui.
O emocional da parte final é forte. Gostei e recomendo!


“ - Perder o amor é algo terrível - Mamãe disse suavemente -, mas virar as costas para ele é insuportável. Você vai passar o resto da vida repassando isso na sua cabeça? Imaginando se o afastou cedo demais ou com facilidade demais? Ou se vai algum dia amar alguém novamente com tanta profundidade? ”


 CAPAS:





10 comentários:

  1. Oie linda, tudo bem?
    Tipo, eu comprei esse livro, porque só vi boas resenhas sobre ele no Skoob e espero poder gostar tanto como vc gostou, até porque tudo que vc disse me deixou ainda mais interessada para ler esse livro. Adorei =]
    Parabens pela sua resenha e pela ótima explicação sobre o livro viu?
    Outra coisa, queria te convidar também para ver uma resenha que postei em meu blog. Venha conferir depois !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito da escrita da autora, são sempre estórias para se refletir. :)

      Excluir
  2. A premissa do livro é bem interessante e sem sombra de dúvida sua resenha me deixou curiosa a respeito. Vou ver se leio mais algumas resenhas para tirar a conclusão de ler ou não o livro.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enredo é muito bom, a autora é criativa e deixa o leitor atento a tudo que acontece. :)

      Excluir
  3. Adoreeei a sinopse e a resenha..mais um incluido na minha listinha de 2014 ;D e o que dizer dessas capas??? perfeitaaas demais!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi flor! Não consegui acabar este livro, mas vu tentar de novo.

    Sou colunista do Lendo um Sonho e tenho novidades, se quiser dar uma passadinha lá: http://lendoumsonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito da escritora dessa autora, mas o livro que mais gostei dela foi A Caminho de Casa. É simplesmente incrível! :)

      Excluir
  5. Oi Lauri..
    Sou muito curiosa para ler este livro, de tanto que falam da autora.
    Além da descrição do livro que eu gosto.
    Esta capa da moça com cachecol vermelho é mais bonita..
    Menina você tem um folego para leitura ein, le tão rápido..hehe

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. em qual página fica as citações que você fez? Obrigada! Se der responde por agora? vou dar de presente pra minha mãe e queria marcar..

    ResponderExcluir