Follow Us


06 agosto 2020

Resenha #187 - Medicina Macabra - Thomas Morris

Oie amores.
C-H-E-G-U-E-I!

Depois de semanas levando esse livro para todos os lugares que ia, finalmente terminei a leitura.
Posso dizer que comecei esse gênero com o pé direito!
Confere aí a resenha.

Sinopse:

"Enquanto pesquisava para escrever seu primeiro livro, o escritor Thomas Morris fez uma descoberta um tanto quanto… curiosa: entre dissertações cheias de linguagem técnica e textos desafiadoramente longos, pérolas divertidas e grotescas sobre casos bizarros estavam escondidas. Muitos destes relatos eram bons demais para serem esquecidos na literatura médica, e ele decidiu fazer uma seleção irresistivelmente peculiar.
Da Holanda do século XVII até a Rússia czarista, da zona rural do Canadá até um baleeiro no Pacífico, Medicina Macabra é uma reunião de casos insólitos da história da Medicina que ocorreram em um período de trezentos anos. Alguns desses relatos são angustiantes ou comoventes, outros são macabros, mas todos oferecem algo mais além do que uma boa anedota. Por mais constrangedoras que sejam as enfermidades, por mais estranhos que sejam os tratamentos, todos esses casos expressam algo sobre as crenças e a sabedoria de uma época.
Uma família inteira sofrendo de dores e que decidiu amputar as pernas para acabar com o sofrimento. Uma paciente com ataques histéricos que recitava Goethe e Shakespeare. Qual foi a última vez que um de seus dentes explodiu? E quando você comeu uma alface fresca e dois dias depois lesmas saíram pela sua boca? Medicina Macabra traz relatórios de casos verídicos, escritos por médicos que relataram aquilo que viram e fizeram, obtidos a partir de livros, panfletos, cartas e bilhetes.
Remédios irremediáveis, curas extraordinárias, cirurgias que tinham tudo para dar errado, casos insólitos e lamentáveis embaraços: está tudo aqui. Medicina Macabra é feito sob medida para os darksiders de estômago forte, narrado com aquela injeção de humor que não poderia faltar. Você está pronto para dissecar essas excentricidades do passado? Você é uma pessoa macabra?"

Resenha

Thomas Morris nos presenteia com quatrocentos e trinta e duas páginas com apresentações sobre cada caso a ser relatado e casos clínicos de revistas famosas de medicina do século dezoito e dezenove, tão absurdas que algumas chegam a ser engraçada.

A medicina naquela época era tão precária, mas o ser humano já desde aquele tempo se superava nas burrices e atitudes extremamente erradas e desesperadoras. Digo isso, pois em um desses relatos um homem com ego grande demais acabou literalmente dando “murro em ponta de faca”.

Thomas tem um humor negro com uma pitada de sarcasmo, dando sua opinião sobre os absurdos que relata em cada capitulo, com riqueza de detalhes de cada procedimento.

Cada capítulo com objetos inimagináveis dentro do estomago, ânus, tratamentos e remédios nada convencionais, com registros reais da medicina antiga com muitas curiosidades daquela época em que o ser humano era submetido a procedimentos que hoje em dia, seriam na opinião de muitos, macabro, bizarro e pré-histórico.

O livro é dividido em sete partes, denominados como Incisões. Cada capitulo tem uma breve descrição entre sete a nove casos e foram relatados por médicos há mais de trezentos anos, relatos curiosos e interessantes, causando angustia e assombro, pois infelizmente naquela época não existia anestésico.

O autor explica alguns termos técnicos ou nomes existentes somente naquela época, que com o avanço da medicina foi mudando, como por exemplo: um “apoplético” atualmente chamado hoje de derrame cerebral ou acidente vascular cerebral (AVC).

No caso de pessoa ter sofrido afogamento, um dos tratamentos era embrulhar a pessoa em peles de ovelha, bezerro ou cachorro, que tinham que ser esfolados imediatamente antes do procedimento, realmente bizarro!

O autor torna a “tradução” dos registros médicos, termos técnicos, mais incompreensíveis, das curas mais extraordinárias e dos casos mais embaraçosos, mais fáceis de entender e imaginar.


Durante a leitura me fez pensar que apesar do conhecimento e da formação dos médicos naquela época, tão famosos entre a população, pelo país inteiro, por revistas importantes que registravam seus casos de sucesso e critica, a precariedade e falta de higiene nos locais em minha humilde opinião senti horror em alguns momentos, pela forma como alguns procedimentos e cirurgias eram realizados, as medicações caseiras são de causar repulsa (saliva e sulco gástrico de pombo, fezes de cobras) e por incrível que pareça alguns davam resultados para a cura do paciente e outros ainda mais bizarros nem tanto.

É aquele livro completo, cheio de história, da evolução da medicina e em contra partida as condições estéreis e proibição de plateia dentro da sala de operações, só veio ser realmente levada a sério no ano de 1860. Foi uma leitura bem didática e conhecer o modus operanti dos médicos daquela época foi extraordinário. Indico esse livro pra quem tem estomago forte, porque o que vai ser encontrado nessas páginas precisa viu!? 

Alguns dos casos relatados no livro, são extraordinários! Com o avançar da medicina, os médicos tinham novas formas de tratar e prover melhora para o paciente. Fiquei abismada pois mesmo com a anestesia sendo conhecida e usada, uma das cirurgias foi feita sem, com o paciente acordado, numa cirurgia perigosa no coração... realmente foi um dos casos que mais gostei de conhecer. Apesar de ter uns bem nojentos, incompreensíveis, havia outros tão extraordinário quanto aquela época poderia conhecer.


Cada caso é bem detalhado, com ano em que foi registrado, nome do médico, local onde tudo ocorreu. 
A Darkside Books não brinca quando o assunto é diagramação. A letra é ótima pra ler a noite, fotos daquela época ilustrando cada caso clinico, o autor foi muito detalhista e pensou em tudo pra deixar a leitura ainda mais interessante.

Cada capitulo começa assim, ilustrado e nessa cor esplendorosa, o marcador é todo detalhado com o nome Macabra, que é o novo selo da Darkside Books, sendo representados por três títulos: Medicina Macabra (casos horripilantes e bizarros da medicina), Vitorianas Macabras (contos feitos somente por mulheres da Era Vitoriana) e Antologia Macabra (histórias de horror e mistério escritos por mestres da literatura dark).
Espero que tenham curtido a resenha.
Até a próxima! Tchau!

Título: Medicina Macabra 
Autor (a): Thomas Morris
Editora: DarkSide Books
Número de Páginas: 432

16 comentários:

  1. Oii!

    A DarkSide não brinca em serviço, que edição incrivel, mas eu confesso que não leria, pq não tenho estomago para histórias assim... infelizmente HSUAHSUAH eu achei muito legal ler sua resenha pq imagino que tenha sido engrandecedor ler esse livro, mas não tenho condições hUSHAUSH.

    Gostei muito das fotos!

    Beijnhos,

    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ani. <3
      Ah, foi uma leitura muito boa, fico feliz que tenha curtido a resenha.
      Volte sempre! <3

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Sou apaixonada pelas edições da Darkside mas sei que nem sempre suas obras são pra mim, sou medrosa demais e tem coisas que dispenso haha mas fico feliz que pra voce tenha sido uma excelente experiencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayhara. :)
      Eu também morro de medo, mas a curiosidade é maior kkkkk.
      Volte sempre. <3

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Apesar de não ser muito fã de conteúdos do estilo, tudo que envolva o assunto medicina acaba ganhando meu interesse, por isso ainda quero dar uma chance para a leitura. Pelo que posso ver na sua resenha irei curtir bastante ele, e realmente a edição parece lindíssima. Dica mais que anotada, e espero que esse seja seu primeiro de vários (;
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana. :)
      Foi uma leitura fascinante e muito interessante. Acho que vai gostar. :)
      Volte sempre!

      Excluir
  4. Oi, Lauri.
    Achei a proposta do livro muito interessante.
    Ainda não conhecia essa obra, mas agora já vou colocá-la na minha lista de desejos. Faz tempo que não compro nada da Darkside, porque os livros que eu tenho tinham uma revisão muito ruim... Vou tentar superar isso e dar uma nova chance! Torcendo para me dar bem, porque o assunto é mesmo fascinante!!
    Uma das séries de ficção que é mais amo - Outlander - mostra muito dessa questão da medicina arcaica!! Será que algum dia os médicos do futuro irão rir das nossas técnicas ou dos nossos remédios?! Acredito que sim!! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Camila. :)
      Realmente a editora peca muito na revisão do livro, mas dessa vez teve poucos erros kkk.
      Volte sempre! <3

      Excluir
  5. Oi Lauri!
    Os livros lançados pela DarkSide, são realmente maravilhosos, tenho alguns na minha estante e fico encantada toda vez que pego algum para ler. Achei interessante esse livro, pois quem não fica curioso como eram feitas os exames e cirurgias da época quando a tecnologia e os estudos eram muito escassos. Parabéns pela resenha fiquei curiosa sobre esse livro e os detalhes, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris. :)
      As capas e diagramação dos livros da Darkside não deixam a desejar, são realmente primorosos.
      Acho que vai curtir muito essa leitura.
      Volte sempre! <3

      Excluir
  6. Pelas suas fotos e relatos, essa edição está gloriosa, mas não sou o público alvo de livros assim porque sou sensível com descrições muito gráficas. Mas na mente me veio vários amigos que adorariam ganhar est elivor.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi. :)
      Realmente esse livro ficou absolutamente lindo, mas não é todo mundo que tem estomâgo pra ler kkk.
      Volte sempre! <3

      Excluir
  7. Estou com essa obra aqui, pretendo ler o mais breve possível, pois essas edições da Darkside são incríveis e sempre me conquistam. Aliás, sua resenha está incrível e aguçou mais minha curiosidade. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. :)
      Olha aí, não perca tempo pra ler, pois acho que vai gostar.
      Obrigada por ter gostado da resenha.
      Volte sempre!

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    A edição desse livro parece ser lindíssima hein? Pelas fotos, deu para ver que a editora arrasou. Infelizmente, é uma obra que definitivamente não me atrai e que eu não leria, ainda mais tendo tantas descrições. Mas que bom que você gostou da leitura. Eu amei a resenha e as fotos lindas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Luíza. :)
      O livro está simplesmente belíssimo! Foi uma leitura de muito aprendizado, eu sempre tiro proveito de tudo que leio, e esse livro foi um deles.
      Volte sempre! <3

      Excluir