Follow Us


31 agosto 2020

Resenha #189 - Uma Canção de Natal – Charles Dickens


Olá mais uma vez.
Sei que não está tão perto do Natal, mas esse livro vale ser repassado para todos os leitores que gostam de uma boa estória clássica.
Confere aí a resenha!


*livro cedido pela editora
Sinopse:
"Incapaz de compartilhar momentos de amizade e de compreender a magia do Natal, Ebenezer Scrooge só encontra refúgio na riqueza e na solidão. Até que, num 24 de dezembro, recebe a visita do fantasma de Jacob Marley, seu ex-sócio falecido há sete anos.
É ele quem avisa a Scrooge que mais três espíritos o visitarão para lhe dar a chance de mudar seu triste fim e ser poupado de vagar a esmo depois de morto, como Marley. Assim, o Fantasma dos Natais Passados, o Fantasma do Natal Presente e o Fantasma dos Natais Futuros levarão o protagonista para uma viagem no tempo, mostrando-lhe que a generosidade é sempre a melhor escolha.
Um dos livros mais carismáticos da literatura inglesa, Uma canção de Natal recebe o crédito por ter concebido a celebração desse evento como a entendemos hoje: uma ocasião para agradecer e ajudar o próximo."
Resenha
A introdução é um primor de informações, que eu gostei.
São vinte e duas páginas que antecedem à estória. O prefácio é escrito pelo próprio Dickens, em Dezembro de 1843. Gostei da expressão – “morto como um prego”.
O redator dessa estória é o próprio autor. Seu personagem principal é o banqueiro sovina, o Sr. Ebenezer Srooge. A estória é macabra sem ser assombrosa.
A descrição de cada espírito é macabra, não consegui ler esse livro a noite, confesso pra vocês rs.

Charles Dickens é detalhista minucioso, me lembrou José de Alencar. Essa estória, na verdade tem quatro fantasmas: o primeiro é Marley, sócio de Ebenezer, outro sovina igual ao amigo, sem coração, que veio anunciar a vinda dos outros três fantasmas.


E por que esse fantasma voltou ao mundo, para visitar Ebenezer? Não foi saudade, foi um ato de grande generosidade, qualidade que ele não possuía em vida.
Marley queria que Scrooge, não passasse a eternidade, como ele estava passando.
As visitas aconteceram como Marley dissera e o proposito era mudar o comportamento de seu amigo, principalmente nos períodos natalinos. Era a chance dele se redimir.

E depois que os três fantasmas que viriam (Fantasma dos Natais Passados, o Fantasma do Natal Presente e o Fantasma dos Natais Futuros) mostram a ele o Scrooge do passado, o ser humano avarento e sem caridade que ele era como o Scrooge presente, se comportará perante essa realidade?
Como ele vai encarar o Natal, a família, o “ter”?


Gostei muito do livro, apesar do assombro. Mas valeu a pena.
Quem dera descesse a terra, milhões destes, fazendo o mesmo trabalho. Leiam esse clássico e você verá que valeu a pena.
Já li livros demais e nunca encontrei em nenhum texto lido, o maior vocábulo da língua portuguesa, com suas doze sílabas, na página 61.
Recomendo demais, são só 135 páginas do livro todo, mas o texto em si são só 106 páginas, eu simplesmente adorei.

Título: Uma Canção de Natal
Autor (a): Charles Dickens
Editora: Cia das Letras
Número de Páginas: 136

19 comentários:

  1. Finalmente alguém que acha que ele lembra José de Alencar, acho o mesmo.
    Não conhecia esse conto - mas gostei da história e a cara do Dickens, vou procurar para ler, adoro as obras do autor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só a introdução já valeu pra mim, mas o texto é um achado. Dentro daquele quadro assombrado, há uma demonstração de amizade por parte de Marley, qualidade que este não conhecia em vida e tudo mudou para Scrooge. Foi gratificante conhecer Charles Dickens.

      Beijos.
      Maria Ruth

      Excluir
  2. Olá.
    Eu nunca li nada do autor, e também não sou leitor de clássicos então não sei como seria a narrativa detalhista como a de Alencar. Mas confesso que fiquei interessado em conhecer. Adorei sua resenha.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é tão detalhista, que o leitor se sente personagem das cenas. As cenas são claras e impressionam e não são enfadonhas. Mas assim como há desinteressantes clássicos, há também atuais ruins.Eu adoro comparar épocas, estilos, linguajares diferentes.
      Enriquece-me.

      Beijos.
      Maria Ruth

      Excluir
  3. Oi, Maria!
    Esse é dos maiores clássicos, né? Infelizmente eu ainda não li, mas ano passado minha mãe ler perto do Natal e gostou bastante. Eu conheço um pouco da história por causa da adaptação da Disney, que acredito não ser muito famosa pelo público em geral por ser um filme mais adulto, mas eu gosto bastante dele.
    Ótima resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/08/resenha-casa-das-orquideas-um-role-pelo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os clássicos são para serem lidos, comparados. É como se déssemos uma volta no passado. Eu os “vejo" com aquelas roupas escuras, fechadas, óculos na ponta do nariz, a pena de pato indo centenas de vezes ao tinteiro, o mata borrão sempre a mão. Tudo isso para nos trazer algo do seu mundo. Demos graças aos escritores clássicos. Vale a pena! Leia os Miseráveis de Victor Hugo.

      Beijos.
      Maria Ruth.

      Excluir
  4. Olá! Vai chegando o final do ano e eu só vejo esse pessoal lendo essa obra hahaha pra ser sincera eu tenho um pouquinho de curiosidade pra saber um pouquinho a respeito, nunca li nada do autor e imagino que deva ser uma narrativa fantástica.

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Eu não sou muito dos classicos, mas esse ano estou em busca de desafios, quem sabe não leio mais para o final do ano? Gostei da resenha, deu para perceber como o livro é incrivel mesmo com poucas páginas.

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Parece realmente ser uma leitura deliciosa. E gostei dessa comparação com José de Alencar, pois gosto bastante das suas histórias. Realmente parece ser bem curtinho e rápido de ler. Já quero ler, mas acho que vou deixar no clima de Natal pois amo combinar leitura com o ambiente em volta. Amei a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. OI!
    Apesar de ser um autor clássico e muito aclamado na roda dos amantes dos clássicos, infelizmente ainda não li. Mas está nos meus planos ainda esse ano conhecer sua escrita e suas histórias. Adorei sua resenha principalmente quando você compara ele com José de Alencar, um autor que adoro.

    ResponderExcluir
  8. Jamais imaginaria que esse livro poderia ser assombroso, acredita? Já ouvi excelentes comentários sobre a obra, mas confesso que tenho o e-book dele em inglês e ainda não dei uma chance. Vou deixar a dica anotada e aproveitar a época do natal para conhecer um pouco mais dessa história.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Já ouvi falar desse livro, mas ainda não conheço a escrita do autor, me parece ser mais com dar uma segunda chance para redimir e tentar consertar os erros. Sua descrição de espíritos macabros me deixou curiosa sobre essa trama e principalmente quando você o comparou com José de Alencar. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  10. GENTEEEEE! ia morrer e não ia saber que essa historia era de Dickens! To me sentindo um poço de ignorancia agora!
    huahuahuauha
    Vou CORRENDO ler!
    Muito obrigado pela resenha e pela dica!
    ah,e eu ADORO historias de terror!!!

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Se tem um livro que é a cara do Natal (pelo menos pra mim) é esse. Engraçado que já tinha assistido o filme, a animação, mas só recentemente descobri que era uma adaptação. E que adaptação hein... O que mais gosto são as reflexões que a leitura permite. Espero conseguir ler até o final do ano para o Natal. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada do Dickens, mas tenho muita vontade. Tenho dois livros dele aqui e um deles inclui Uma canção de Natal. Parece ser uma leitura que traz reflexões e, sendo tão curtinha, acho que é uma ótima forma de conhecer a escrita do autor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Li dois livros do autor e amei demais, por isso sei que vou gostar deste aqui também. Estou guardando pra ler na época do natal, pra ficar no clima... rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Acho que irei inserí-lo em minha lista de dezembro, já que leio sempre uma obra de Natal. Gostei da premissa da obra, além de estar lendo um clássico. Será esse mesmo, decidido!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Acredita que nunca li nada fo autor, gostei de conhecer e saber que é uma história assombrada rs eu adoro esse misto haha.. Gostei de conhecer mais sobre esse clássico, quem sabe eu não leia em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Maria!!!
    Adquiri esse livro nesse mês com mais dois de literatura que estava louca para ter na minha estante, na verdade a gente cresce com essa história porque tem muitas adaptações sobre e eu adorei demais essa edição.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir